Design Estratégico e AI no #EBAI10

Nos dias 12 e 13 de Novembro participei do 4o. Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação em SP. Foram 2 dias de muitas reflexões, reencontros e encontros com profissionais da área. Mais uma bela oportunidade para conhecer o que o Brasil e até mesmo os outros países, estão falando e produzindo no que diz respeito ao design de interação.

Nesta edição tive a felicidade de palestrar e lançar algumas reflexões sobre a nossa área. Eu e meu colega @joaodefreitas apresentamos o tema: “Conceitos e características do Design Estratégico como provocações iniciais à Arquitetura de Informação”.  Se você não esteve presente, confira abaixo os slides e o vídeo que preparamos para representar a realidade do nosso mercado. E se você esteve lá, poderá acompanhar novamente o que foi discutido. Ah, não hesite em deixar um comentário caso tenha alguma dúvida ou consideração, ok? 😉

Slides da Palestra:

Vídeo que representa o nosso mercado atual:

Artigo que inspirou tudo isso: “Conceitos e características do Design Estratégico como provocações iniciais à Arquitetura de Informação” (Autores: Gustavo Fischer, João de Freitas e Luciana Cattony)

Anúncios

3 Respostas para “Design Estratégico e AI no #EBAI10

  1. Não chega a provocar nada, pois não há uma fundamentação teórica e consistente. Além disso, não vi uma ligação entre Design Estratégico e AI…me parece duas apresentações coladas, que termina dizendo que o AI irá dominar o mundo.

    Pelo desenho qualquer uma daquelas “bolinhas” poderia dominar o mundo!
    Pois em cada uma daquelas “bolinhas” há profissionais multidisciplinares, com facilidade de comunicação e diálogos com outras áreas, visão ampla do projeto, etc.

    AI não seria só um conjunto de técnicas para se trabalhar a organização e rotulação de sites web, intranets, comunidades online e software?

    Ah…só para provocar a reflexão! Nós designers (formados em escolas de design mesmo) já queremos dominar o mundo! Hehehe…

  2. Oi Erico! Tudo bem?

    Esse é um risco de visualizar a apresentação fora do contexto, mas a gente corre o risco mesmo e as reflexões são muito bem vindas! 🙂 Não estamos propondo o AI como “dominadora do mundo”; o que vc disse no seu segundo parágrafo, nós concordamos e inclusive falamos sobre isso no EBAI. Pena que vc não estava lá para trocarmos idéias!

    Se tiver outras referências teóricas que ajudem a fundamentar o tema, compartilhe com a gente! Como pesquisadora do Design Estratégico, novos autores e pontos de vista me interessam bastante. Obrigada pelo seu comentário!

    PS: Sou também, além de publicitária, designer de formação e não tenho a pretensão de dominar o mundo… ehehehe…

    Abs e sucesso,
    Luciana 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s