Design Thinking + Innovation

O design centrado no usuário está com os dias contados! Para inovar radicalmente e transformar o significado de um produto / serviço, não adianta perguntar para o usuário o que ele deseja. Você acha que ao criarem o Wii e o iPod por exemplo, o pessoal da Nintendo / Apple escutou primeiramente a demanda do usuário?
Nã, nã, ni, nã, não! O usuário não sabe o que quer… O que essas empresas fizeram foi escutar o mercado de uma forma sistêmica através de uma ampla rede de “interpreters” (pesquisadores, arquitetos, designers, meios de comunicação, antropólogos, fotógrafos, sociólogos, artistas etc). É claro que ao desejarmos fazer uma inovação incremental em um produto, ou seja, uma pequena melhoria, sem alteração do modelo mental do usuário; ele precisa ser ouvido. Mas se quisermos fazer total diferença surpreendendo e agregando valor às nossas soluções, o caminho é bem diferente. Clique abaixo e conheça um pouco mais sobre Design Thinking (em inglês):

Link: Design Thinking Innovation

Anúncios

3 Respostas para “Design Thinking + Innovation

  1. “ao criarem o Wii por exemplo, o pessoal da Apple”…

    Só pra lembrar que o Wii é da nintendo. :y:

    Mas dá pra confundir tranquilamente. Wii tem design bonitístico, é branco e parece interagir bem com o usuário.

    Enfim. 🙂

  2. Oi Nephs! É claro, né!!! Foi uma “cabeçada” da minha parte! 😛
    Mas já tá lá arrumado! ohohoho… Valeu por avisar! Abs, Luciana

  3. O conceito fundamental que permeia qualquer inovação é o “job to be done” conforme apresentado por Clayton Christensen. Todos estamos realizando ou tentato realizar tarefas. Usamos os meios que estiverem disponíveis. Se alguém nos ajuda com um produto/serviço a realizar esta tarefa nós o “compramos”.
    Ou seja, não adianta mesmo perguntar para o cliente qual soluçao ele quer. Mas podemos observá-lo para identificar tarefas e depois desenvolver soluções.

    No meu blog: http://www.arlima.com.br eu discuto bastante este assunto.

    Abraço
    Adriano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s