AG2 comemora 10 anos em alto estilo

Ontem tive o privilégio de participar de um super evento comemorativo dos 10 anos da agência digital gaúcha AG2, em Porto Alegre e gostaria de compartilhar com você. Além de uma ótima palestra do César Paz, diretor da agência, pude assistir ao John Michael Pierobon, expert em tendências tecnológicas e portais corporativos e também ao Ben Self, um dos estrategistas responsáveis pela campanha online de Obama. O evento foi muito interessante pois além das palestras, tive a oportunidade de encontrar colegas de profissão e rever algumas pessoas (como foi o caso do Pyr Marcondes, editor da excelente revista Meio Digital, com quem já tive o privilégio de trabalhar).

César Paz abriu o evento e iniciou o seu discurso contextualizando o mercado no qual a comunicação online está inserida. Ele apresentou números relacionados à internet no Brasil e à economia brasileira, traçando um cenário bastante otimista. César falou um pouco sobre política em nosso país e criticou a lei brasileira, criada em 2008, que diz que os candidatos só podem fazer divulgação em “página” destinada exclusivamente à campanha. E o que não é previsto na legislação é proibido; ou seja, blogs, Orkut , YouTube e mídias sociais em geral (absurdo, né? Você não acha que temos que fazer algo a respeito?). Em seguida, César explicou o novo posicionamento da AG2: “a agência webnative”, ou seja uma agência que respira o universo online desde a sua criação, que busca inovações no meio digital, que proporciona uma experiência diferenciada ao usuário e executa tudo isso de forma bastante natural (nativa) e com uma qualidade admirável. Ele também mostrou vários cases interessantes como por exemplo, o cartão de Natal da Agência que explorou o uso da Realidade Aumentada e finalizou sua apresentação com a bela campanha dos 10 anos da agência.

Em seguida houve um bate papo muito interessante entre o Pyr Marcondes e John Michael Pierobon, que arriscou algumas palavras em português e arrasou rs… John explorou a comunicação digital como “ciência” e ao mesmo tempo como “arte”, já que ela utiliza da tecnologia juntamente com a comunicação e inovação para despertar o encantamento do usuário. Outro ponto discutido foi a comunicação unilateral entre os anúncios “convencionais” e o público. Independente do interesse do expectador, o comercial de TV afirma que o produto que apresenta é o melhor mas, para John (como também para a maioria das pessoas) vale muito mais a indicação de um produto por algum parente ou amigo, do que a imposição da TV. Nesse contexto enxergamos a grande  importância das redes sociais. Para ele as empresas devem “escutar” as redes sociais e fazer com que os fãs / seguidores de sua marca se sintam parte dela, sugerindo e contribuindo com idéias e opiniões. Outro bom exemplo citado é a presença de links patrocinados relacionados aos assuntos tratados na caixa de emails dos usuários (gmail e yahoo, por exemplo). Dessa forma consegue-se oferecer produtos / serviços relacionados aos interesses desse público. Não podemos ignorar esses fatos quando estivermos desenvolvendo nossas estratégias.

A terceira e mais esperada parte do evento foi a apresentação de Ben Self, sócio fundador da Blue State Digital, responsável pela estratégia on line da campanha de Obama. Mas essa apresentação vou detalhar no próximo post, pois já está tarde e tenho que acordar bem cedinho amanhã… Até lá! 🙂

Anúncios

Uma resposta para “AG2 comemora 10 anos em alto estilo

  1. Muito legal, gostaria muito de ter participado do evento! Mas que bom que posso coletar um pouco de informações no seu blog. Que por sinal, é muito bom! Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s