Botões são como bananas

Achei ótima a comparação que Seth Godin (autor do livro The Big Red Fez) faz em relação a usuários e botões numa interface. Ele diz que botões são como bananas e os usuários, como macacos. Você deve estar se perguntando: como assim?

É muito simples: Seth diz que numa interface, macacos devem encontrar bananas em menos de 3 segundos, antes que eles desistam e procurem bananas em outro lugar… Ou seja, os botões que propomos devem ser suficientemente atraentes, convidando o clique do usuário (isto é o que costumamos chamar de “call to action buttons”). 

macacoebanana

Em seu blog, o designer Lee Munroe afirma que para se projetar “call to action buttons”, alguns aspectos devem ser observados. O botão deve possuir uma cor que contraste com o fundo da interface, ou seja, ele deve chamar a atenção dos usuários. Deve também estar posicionado num lugar que seja intuitivo, de acordo com a lógica de navegação proposta. Uma linguagem simples e direta, com verbos que convidem à ação (Assine, Registre, Compre…) e palavras como “grátis”, “agora” podem fazer com que suas bananas fiquem ainda mais atraentes! Por outro lado, um botão muito pequeno ou no meio de uma tempestade de elementos pode passar desapercebido. Por isso é importante que em volta do botão tenhamos uma área “limpa” ou “de respiro”.

Os arquitetos de informação devem garantir que todas as páginas que projetam tenham um ÚNICO objetivo principal para que, a partir disso, “call to action buttons” sejam realmente criados.

Veja abaixo alguns bons exemplos de botões:

call_to_action_buttons

Via: Lee Munroe

Anúncios

Uma resposta para “Botões são como bananas

  1. Essa comparação do Seth Godin é bem interessante mesmo usa muito como base a Lei de Fitts!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s