O Mercado e os Arquitetos de Informação

Em um levantamento informal junto aos colegas da lista de discussão do Instituto de Arquitetura de Informação (Brasil), percebi que o número de empresas “clientes” (aquelas empresas que não são agências digitais, consultorias, empresas de usabilidade etc) que contratam arquitetos de informação cresce a cada dia. Até pouco tempo atrás, podíamos contar nos dedos o número de empresas que possuíam este perfil em seu quadro de funcionários.

Além das agências de publicidade online, empresas de usabilidade e consultorias; os arquitetos de informação já podem ser vistos nos corredores das mais variadas empresas: empresas de atuação global (como por exemplo, Gerdau e Petrobrás), portais (globo.com, UOL, RBS  etc), empresas online (curriculum.com etc), editoras (Dental Press International), provedores web (Locaweb), bancos (Itaú, Santander etc), empresas governamentais, empresas de tecnologia e também em algumas Universidades (UFMG, Unoeste etc). Essa presença diversificada mostra que o mercado está evoluindo e que não dá mais para ignorar a importância de um produto / serviço estrategicamente pensado e oferecido de maneira mais amigável e intuitiva para o usuário.

Falando nisso, percebemos também que o próprio usuário está exigindo uma navegação mais simples e fácil. Ao navegar no Baguete, um importante portal sobre tecnologia e informação do Rio Grande do Sul, destaco alguns comentários dos usuários sobre um determinado post, que revelam que eles estão muito atento às interfaces que projetamos:

Edu, em 07/04/2009, 21:08

“Vão continuar dando prejuizo enquanto não tomarem vergonha na cara e reformular toda area digital. Sites porcos, pessima usabilidade em todos os portais do grupo. Tudo que sai de notícia vira aqueles gráficos em flash (mais porcos ainda) :O) Enfim, um desastre. Deviam tomar como referência, seu irmão maior, a Globo.com”

J.J, em 08/04/2009, 00:46

“Concordo com o Edu, a usabilidade e a organização da informação é uma das piores que eu conheço. É um fracasso total. Enquanto não tomarem jeito e colocarem uma equipe empenhada em remodelar o site, os prejuízos aumentarão. Os sites do grupo são muito desleixados”.

E você? Qual a sua percepção em relação ao nosso mercado? Percebe que seus clientes e usuários estão evoluindo? Deixe um comentário!

Anúncios

4 Respostas para “O Mercado e os Arquitetos de Informação

  1. Acho que este mercado está surgindo porque cada vez mais o pessoal tá se ferrando pela falta de método no trabalho. Com prazos curtos acabam pulando etapas necessárias e depois contam o prejuizo de não escutarem sua equipe de designers esmagada por burocracias tecnológicas e equipe de tecnologia esmagada por problemas de retrabalho. Outro coisa, a pior, é o desperdício diário que escorre pelas mãos do cliente a cada acesso, descobrindo a cada dia um possibilidade simples q não foi pensada.

  2. Esse levantamento é bem interessante, pois mostra para os profissionais que estão chegando que o mercado tem espaço.

    Muitos gostam de trabalhar em agências, mas acredito que dentro do cliente você passa a ter uma visão maior de negócios. Acho que vale a experiência.

    Parabéns pela pesquisa.

  3. Olá, Luciana!

    Muito legal seu levantamento! Realmente, agora e cada vez mais, os “donos” de sites, e não apenas quem faz sites para viver, como as agências, estão se preocupando em ter profissionais que cuidem e mantenham seus ambientes digitais organizados e navegáveis.

    E, quanto aos usuários, com certeza eles estão ficando cada vez mais exigentes e capazes de perceber quando um site só dificulta a sua vida! 🙂

  4. в конце концов: неподражаемо.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s