Observando o usuário

Essa semana fizemos alguns testes de usabilidade no meu trabalho e a máxima “Usuários só utilizam o que precisam” me inspirou para escrever esse post.

Se a sua interface oferece inúmeras funcionalidades / conteúdos, que na maioria das vezes não são explorados, você deve tomar logo uma atitude. Existem várias maneiras inteligentes para construirmos uma interface simples, intuitiva, eficiente e que satisfaça completamente o usuário na execução de suas tarefas.

Recursos como personalização ou segmentação por perfis podem ajudá-lo nessa construção, mas nunca se esqueça que observar o usuário e entender o seu modelo mental talvez seja o passo mais importante para executar um trabalho de qualidade. Se você não possui um software adequado para monitorar a navegação, vale tentar testes mais “caseiros” como protótipos de papel ou cardsorting, por exemplo. Seu usuário agradece! 🙂

Anúncios

6 Respostas para “Observando o usuário

  1. Olá!

    Eu, como arquiteta de informação, adorei seu post!! E concordo plenamente com tudo o que escreveu! Recentemente fiz um card sorting aqui na Ogilvy e os resultados foram ótimos! Descobrimos coisas que jamais teríamos imaginado. Mas, acho que escolher o público certo do site para realizar o teste também foi fundamental para que o resultado tenha sido tão satisfatório. 🙂

    Beijos!

  2. Muito legal! Tudo isso é totalmente eficaz para a boa produção de um site. Facilitanto sempre a usabilidade. Parabéns pela divulgação. Pena que na publicidade ainda não funciona assim.

  3. Cristina Montheiro

    Adorei seu comentário: “observar o usuário e entender o seu modelo mental”.
    Vou usar isto!!!
    A foto foi perfeita para ilustrar o post.
    Bjs

  4. É um belo post, parabéns pela parte “observar o usuário e entender o seu modelo mental”, isso realmente faz a diferença. Não só na área de arquitetura de informação, mais em diversas áreas da nossa vida, como a secular e na profissional.

  5. EU GOSTO MUITO DE VOCÉ ESTA BEM AMIGO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s