Novela das 8 perde para o DVD e o Orkut

Aproveitando que hoje é o último capítulo da novela das 8, acho que vale relembrar essa interessante entrevista de Aguinaldo Silva para a Folha:

“O Orkut virou novela, as pessoas escrevem suas próprias histórias” – diz o autor de novelas Aguinaldo Silva, que assina a novela ‘Duas Caras’. Falando à coluna de Daniel Castro, apontou o site de relacionamentos como um dos fatores que tem feito o público assistir menos TV. “O problema não é com a novela, é com a televisão” – diagnostica.

“As pessoas estão comprando TVs de plasma para deixarem desligadas ou para verem filmes” – avalia. “Hoje, qualquer banca vende DVD pirata a R$ 5, e ainda tem o Messenger e o Orkut. Agora até as criancinhas estão viciadas em Orkut” – conclui. Aguinaldo detalha que a trama não perdeu para emissoras concorrentes – perdeu para “o botao off do controle remoto”. (Via BlueBus)

É impressionante como as redes sociais exercem poderosa influência sobre os usuários. Mas o mais impressionante é que tem gente que ainda ignora esse fato. Lamentável, né?

Anúncios

4 Respostas para “Novela das 8 perde para o DVD e o Orkut

  1. Menina, tão dizendo por aí que essa novela vai acabar no sábado.
    Será que é isso mesmo?

  2. Fiquei sabendo que o último capítulo acontecerá apenas amanhã. Fizeram as contas erradas.

  3. Eles podiam fazer um último capítulo especial de 2 horas, que nem o season finale de Lost.

  4. Vamos lá: novela é um fenômeno de massas, pode capturar, multiplicar ou criar tendências e modas, gírias e assuntos para a hora do almoço. É uma transmissão de 1 para n, e quem quiser, aceite-a na sala de estar.

    Este mundo novo que surgiu e se transforma a cada instante com a internet, alavancou as redes sociais e aproveita quem está conectado (uma transmissão de n para m, com direito a feedback e críticas on line, com uma explosão exponencial na medida que mais se conectam).

    É a mesma história acontecendo com os jornais e os blogs: o blog é nervoso, real time, quente, mas nem sempre preciso. As agências de notícias publicam seus blogs para apresentar os “furos”, a novidade. Às vezes são obrigadas a voltar atrás, tirar a notícia … mas o estrago está feito (imagine só, a corrida aos bancos já aconteceu, riquezas foram transferidas nos pregões eletrônicos aproveitando os boatos …).

    Assim como a TV acabou com as novelas do rádio, a internet e os folhetins publicados em blogs, compartilhamento de vídeos (YouTube e suas novelas) e os “orkuts” ameaçam a TV. Vão conviver com a “longa cauda” da estatística.

    Vai longe.

    Criarão suas pequenas tribos, cada vez mais especialistas.

    Se não me engano, o Alvin Toffler escreveu bastante sobre este fenômeno em seu livro “A Terceira Onda”. O lento declínio da padronização e da sincronia. Não preciso perder a minha sexta-feira na frente da TV para assistir o último capítulo da novela. Eu a crio no sábado de madrugada!!

    Enfim, gostei do tema, do seu blog — super caprichado. Vou te visitando de tempos em tempos.

    Beijos,

    Brito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s